Ano de São José: fé e devoção a São José padroeiro da Igreja Católica.

Ano de São José: fé e devoção a São José padroeiro da Igreja Católica.

Celebrando os 150 anos do Decreto “Quemadmodum Deus” do Papa Beato Pio IX proclamando São José como Padroeiro da Igreja Católica, o Papa Francisco instituiu o “Ano de São José” (2021). O anúncio acontece com a publicação da Carta Apostólica “Patris Corde” (Com coração de Pai), do Papa Francisco.

O Papa Francisco explica que, ao contemplarem-se 150 anos da declaração do Santo como Padroeiro da Igreja Católica, que gostaria de partilhar algumas reflexões pessoais sobre esta figura extraordinária, tão próxima da condição humana de cada um. A Carta Apostólica “Patris Corde”, recorda que São José é um homem da presença quotidiana discreta, um “homem justo” (Mt 1,19), um amparo, um intercessor e um guia nos momentos difíceis. José viu o nascimento de Jesus, levou-o ao Egito para protegê-lo da perseguição do rei Herodes, e o acompanhou durante sua infância. O objetivo desta Carta Apostólica é aumentar o amor por este grande Santo, para nos sentirmos impelidos a implorar a sua intercessão e para imitarmos as suas virtudes e o seu desvelo. Na carta fala de São José sob sete aspectos: Pai amado; Pai na ternura; Pai na obediência; Pai no acolhimento; Pai com coragem criativa; Pai trabalhador e Pai na sombra.

          A devoção a São José tem vários aspectos maravilhosos para a nossa vida. Foi escolhido por Deus para ser o patriarca e guardião da Sagrada Família: cuidou e protegeu este bem precioso obedecendo à vontade do Deus. É o padroeiro da família!

          O Papa Francisco concluiu o ano 2020 com a convocação do “Ano de São José”, e o último ato, um desafio lançado pelo Papa, foi o “Ano Família Amoris Laetitia”: um ano para repensar e valorizar a família e dar um novo impulso à aplicação da Exortação Apostólica Amoris Laetitia. O “Ano Família Amoris Laetitia” começa justamente no aniversário de 05 anos da Exortação Apostólica ou seja, em 19 de março de 2021, no dia de São José, até o dia 26 de junho de 2022.

          Possamos recordar e invocar sempre a proteção especial do esposo de Maria sobre toda a Igreja, e elevar a Ele pedidos de intercessão para pôr fim a esta pandemia, que está causando tanto sofrimento e dor em todo o mundo.

          São José, rogai por nós!

ORAÇÃO DO ANO DE SÃO JOSÉ

Salve, guardião do Redentor
e esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós, Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.
Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós
e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,
e defendei-nos de todo o mal. Amém!

Faça seu comentário!

Os campos obrigatórios estão marcados *