Para celebrar os 150 anos da declaração do Esposo de Maria como Padroeiro da Igreja Católica feita pelo Beato Pio IX no dia 08 de dezembro de 1870, o Papa Francisco convoca o “Ano de São José” com a Carta Apostólica “Patris corde – Com coração de Pai”.
Nesse tempo favorável da quaresma, onde Deus nos chama à conversão, tendo como inspiração, São José como modelo exemplar de homem e pai a ser imitado por todos os homens, baseado na Carta Apostólica, o movimento do THMR-Terço dos Homens Nossa Senhora Mãe Rainha, da Paróquia Santa Rita de Cássia, está a cada semana realizando o estudo do documento refletindo as virtudes de São José. O objetivo é que os homens possam conhecer ainda mais os carismas, personalidade, aspectos e princípios basilares que nortearam a vida deste Santo da Igreja tão devotado por todos nós, que por amor se colocou a serviço de Maria, de Jesus e do Reino de Deus.
Na carta, Francisco fala sobre São José a partir de sete virtudes: “Pai Amado, na ternura, na obediência, no acolhimento, com coragem criativa, trabalhador e pai na sombra”.
As reflexões acontecem antes da oração do Santo Terço, todas segundas-feiras, às 19:00 horas na Matriz Santa Rita de Cássia.
E para celebrar com júbilo este ano intenso dedicado a São José, o próprio Pontífice dá o exemplo! Ele afirma que todos os dias, há mais de 40 anos, faz uma oração especial a São José. Ele explica que a prece foi tirada de um livro de orações francês do século XIX, da Congregação das Religiosas de Jesus e Maria.
Oração do Papa Francisco a São José
Glorioso Patriarca São José, cujo poder consegue tornar possíveis as coisas impossíveis, vinde em minha ajuda nestes momentos de angústia e dificuldade. Tomai sob a vossa proteção as situações tão graves e difíceis que Vos confio, para que obtenham uma solução feliz. Meu Amado Pai, toda a minha confiança está colocada em Vós. Que não se diga que eu Vos
invoquei em vão, e dado que tudo podeis junto de Jesus e Maria, mostrai-me que a vossa bondade é tão grande como o vosso poder. Amém!
São José, rogai por nós!