Bom Pastor (Bairro Shell)

Antes de surgir a CEB Bom Pastor os moradores do bairro Shell frequentavam a igreja Nossa Senhora da Conceição no Centro, mas tudo
começou a mudar quando lá pelo ano de 1974 um casal de italianos, o Sr.
Jácumo Fardini e sua esposa, (conhecidos como Nono e Nona) muito católicos e de fé inabalável, não podiam mais ir as missas no centro por estarem já bem idosos e com a saúde abalada.

Pediram então a sua vizinha, a Sr.ª Ana Pianissoli, que convidassem os vizinhos para rezarem o terço e lerem a palavra de Deus em sua casa.

Aquele pequeno grupo começou a se reunir com frequência e tamanha era a união, alegria e fé com que se reuniam para rezar o terço que mais e mais pessoas começaram a juntar-se a eles. Todos admiravam a felicidade com que o “seu Nono” cantava juntamente com os jovens sempre os incentivando e dando bons conselhos para seguirem o caminho da igreja.

Mas após algum tempo o Sr. Jácumo veio a falecer, mas o exemplo de
fé, humildade e amor com que ele tinha para Deus permaneceu nos corações de todos.

Sua morte serviu para fortalecer ainda mais aquele grupo de oração.

Foi então que no dia 26 de Janeiro de 1977 houve a primeira reunião para formar a Diretoria da nova comunidade que começava a surgir no bairro.

Essa reunião foi coordenada pelo Padre Jair Coco que na época traçou planos para adquirir um terreno para a construção do templo e até sugeriu que o nome da comunidade fosse Santo Antônio por causa de um time de futebol do bairro que tinha esse nome.

Essa diretoria era composta pelo senhor Paulo Collona (Presidente), José SotérioRizzi (VicePresidente), IneldaFalsoni Pinheiro (Primeira Secretária), Penha Queiroz (Segunda Secretária), Gelson Largura (Primeiro Tesoureiro), Antônio Turi (Segundo Tesoureiro) e Antônio Collona (Diretor da Comissão).

No ano de 1979 tiveram início as obras para a construção do templo. Em 18 de novembro de 1979 aconteceu a festa do lançamento da pedra fundamental.

Na ocasião, a comunidade foi batizada com o nome de Bom Pastor, pois havia um sentimento entre os primeiros fiéis de que eles estavam sendo
guiados, ou seja, conduzidos por um pastor, o Bom Pastor. Foi uma grande festa com a presença de todas as comunidades de Linhares e também dospadres Jair e Rubens Duque, das Irmãs Minie, Esperança e Nazarena e a irmã leiga Zuley.

Todos contribuíram muito com orientações e ensinamentos.

A comunidade Bom Pastor já pertenceu à Paróquia Nossa Senhora da Conceição e à Paróquia Santíssima Trindade e hoje pertence à Paróquia Santa Rita de Cássia.

Celebra aos domingos pela manhã e à noite, e toda quinta-feira às 06h30.

Além da festa do padroeiro, a comunidade realiza a tradicional Festa de Nossa Senhora Aparecida, onde no dia da Padroeira do Brasil, um grande terço é erguido por balões de ar que o leva pelo céu, sem destino. Este é um momento aguardado por todos que participam da festa.

É celebrado também, todo dia 03 de Dezembro, o Aniversário de Dedicação
de Templo e Consagração do Altar.

Faça seu comentário!

Os campos obrigatórios estão marcados *