Nossa Senhora da Penha (Brejo Grande)

Nossa Senhora da Penha (Brejo Grande)

A Comunidade existe a mais de 40 anos. Iniciou debaixo de uma barcaça (secador de cacau). Foi fundada pela senhora Ladimar Durão e suas irmãs.

Depois de aproximadamente 1 ano celebrando debaixo da barcaça, os fiéis passaram a celebrar em uma casa de tábua de propriedade do senhor Cantidio Marcos dos Santos.

A comunidade recebeu a 1ª visita de um bispo, Dom Silvestre Scandian, bispo da Diocese de Vitória. Para receber a visita do bispo, a comunidade construiu uma cabana de palha para acomodar os fiéis, que em sua quantidade, não caberiam dentro da casa de tábua.

Nesta época a comunidade pertencia a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, a única Paróquia da cidade de Linhares. Após essa visita, celebrando ainda na casa de tábua, a comunidade realizou batizados de crianças da comunidade.

Passados alguns anos, movidos pela fé em Cristo Jesus, as famílias Almeida, Dos Santos, Negrine, Da Vitória e Favalessa, uniram-se para construir a capela de pedra da comunidade Nossa Senhora da Penha.

A capela foi erguida ao lado da casinha de tábua no terreno doado pelo senhor Cantidio Marcos dos Santos e sua família. Para essa construção, os fiéis da Comunidade Nossa Senhora da Penha contaram com a ajuda da comunidade de Açucena, que além de colocar a mão na massa, traziam também lanche para os trabalhadores da obra.

O primeiro pedreiro foi o Sr. Júlio Batista que contou com a ajuda do Sr. Batinho Guilhermino, entre outros. Após a construção concluída, a comunidade recebeu novamente a visita do bispo Dom Silvestre Scandian.

Já visitaram a comunidade: Pe. Acácio, Pe. João, Pe. Antônio Wilson, Pe. Josemar, Pe. Marcelo e algumas irmãs. Junto com Pe. João foram também dois Combonianos, uma irmã e um missionário da África.

Em 1998, a comunidade Nossa Senhora da Penha passou a pertencer a Paróquia Bom Pastor e era acompanhada pelo então pároco Pe. José Valdeci Romão.

Em 2006, a comunidade passou a pertencer a Paróquia Santa Rita de Cássia, sendo acompanha com muito carinho pelo Pároco Pe. Paulo Sérgio Ribeiro Barbosa. Em 2010 acolheu o Pe. Zúlian Jorge de Miranda, então vigário da Paróquia Santa Rita, que celebrava sempre com alegria.

A comunidade teve o prazer de ser acompanhada pelo pároco Pe. Paulo Cesar da Silva que trouxe muitas alegrias para a comunidade.

Hoje com muito carinho, Pe. Wilderson segue com nossa evangelização e uma vez por mês celebra a Santa Missa se reunindo sempre após a missa para um momento de descontração e bate papo, nos alegrando muito com sua presença.

Faça seu comentário!

Os campos obrigatórios estão marcados *